O cuidado integral para a manutenção da família busca estimular comportamentos saudáveis e boas práticas.

Veja aqui
O cuidado integral à família contém ações orientadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde para alcançar o funcionamento familiar adequado, contribuindo assim para o desenvolvimento pleno de seus membros e para que se torne uma família saudável.

Essas ações promovem comportamentos e estilos de vida saudáveis e identificam e intervêm nos riscos associados ao saneamento básico do lar e do ambiente familiar. Abarcam um conjunto de necessidades de saúde que são consequência direta da dinâmica familiar e de seu plano de saúde.

Buscam promover a paternidade e a maternidade responsáveis por meio do diálogo de respeito intergeracional, enfatizando a gestão das frustrações e a convivência harmoniosa, erradicando a violência entre seus membros.
● Manutenção mento: manter um lar saudável, desenvolver mecanismos de prevenção de doenças infecciosas e contagiosas a nível familiar; desenvolver estilos de vida saudáveis.
● Aborde os fatores de risco ambientais: Crie e mantenha um ambiente saudável, participe de cuidados de saúde ambiental.
● Derivados de danos à saúde: Desenvolver mecanismos compensatórios para lidar com doenças crônicas ou doenças que causam incapacidade e outras situações familiares que afetam o funcionamento familiar; família em crise, família onde há violência física ou psicológica, família com hábitos prejudiciais à saúde, que afetam o cuidado e as decisões médicas futuras.
● Derivado de disfunções e deficiências: Família disfuncional e relações intergeracionais. Seu objetivo é alcançar famílias saudáveis, aquelas que se adaptam com sucesso aos desafios de desenvolvimento inerentes a cada momento da vida de seus membros e superam os estressores impostos pelas constantes mudanças em seu ambiente.