Os livros “reais”, aqueles cujas páginas viramos, ainda estão lá. Mas eles ocupam apenas um terço das prateleiras.

A explosão dos audiobook na Suécia remonta ao final de 2008: Era quinta-feira, em Hamngatan, a principal via de Estocolmo. No quinto andar da loja de departamentos NK, o escandinavo Bon Marché, os clientes ficam maravilhados.

Em poucas semanas, esta livraria, uma das mais belas da capital, transformou radicalmente a sua oferta. O resto foi tomado por milhares de “ljudböcker”, ou seja, livros de audiobook vendidos em forma de CD. ou conteúdo MP3. Romances policiais, livros infantis, mas também literatura estrangeira, biografias…

A partir de agora, todos os novos lançamentos estão disponíveis tanto em audiobook quanto em papel. Na Alemanha, um estudo estimou em 2009 que mais de 10 milhões de alemães já haviam comprado um audiobook, e que 1,5 milhão deles o compraram regularmente. Em 2011, aproximadamente 111 milhões de audiobook foram vendidos entre janeiro e outubro, segundo o instituto GfK.

Em 2013, 5,17 milhões de pessoas compraram audiobook, ou 7,4 % da população. O setor quadruplicou seu faturamento em 10 anos. Romances best- sellers saem quase ao mesmo tempo em audiobook e são frequentemente encontrados ao lado de livros impressos em livrarias. O mercado de audiobook desenvolveu-se amplamente na Alemanha graças à popularidade do download: a primeira fonte de compra de audiobook é feita na plataforma Audible e o audiobook é a preferência dos leitores alemães no segmento digital. https://www.ubook.com/audiobook/106710/quincas-borba