Os tempos biológicos não mudaram

Saiba mais aqui

Embora cada mulher seja diferente, é verdade que existe uma idade biológica perfeita para engravidar naturalmente com mais facilidade. É o que se costuma chamar de idade fértil e o que os especialistas chamam de reserva ovariana. Durante os anos reprodutivos, as mulheres têm períodos menstruais mensais regulares porque ovulam regularmente a cada mês. Os óvulos amadurecem dentro de esferas cheias de líquido chamadas “folículos”.

No início de cada ciclo menstrual, quando a mulher está menstruada, um hormônio produzido na hipófise, localizada no cérebro, estimula um grupo de folículos a crescer mais rapidamente em ambos os ovários. O hormônio hipofisário que estimula os ovários é chamado de hormônio folículo-estimulante (FSH). Normalmente, apenas um desses folículos atinge a maturidade e libera um óvulo (ovula); Pouco a pouco, o resto vai parar de crescer e degenerar. Uma gravidez ocorre se o óvulo for fertilizado e 4 implantes no revestimento do útero (endométrio).

Se a gravidez não ocorrer, o endométrio é eliminado como fluxo menstrual e o ciclo começa novamente. Durante os primeiros anos da adolescência, as meninas costumam ter ovulação irregular, o que resulta em ciclos menstruais irregulares, mas aos 16 anos elas devem ter estabelecido ovulação regular, o que resulta em períodos regulares. Os ciclos de uma mulher permanecerão regulares, de 26 a 35 dias, até os 30 ou 40 anos, quando ela pode perceber que seus ciclos ficam mais curtos.

Com o passar do tempo, você começará a perder ovulações, o que resultará em períodos perdidos. Eventualmente, os períodos se tornarão cada vez mais raros até que parem completamente. que produz ciclos menstruais irregulares, mas aos 16 anos eles devem ter estabelecido uma ovulação regular, o que resulta em períodos regulares.

Dra. Adriana de Góes Soligo | Clínica de Reprodução Humana Assistida
R. do Rocio, 423 – Conj. 1502 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04552-000
01130450016