Um voto contra superprodução

Além dos livros clássicos lidos por um leitor, há também aqueles escritos para vozes (por exemplo, quando um livro tem mais de um narrador, como “A Ajuda” lido por Anna Seniuk, Anna Guzik e Karolina Gruszka). Os audiobook são uma categoria separada. ” Muitos atores trabalham nesse tipo de produção. Antes da gravação, fazemos um ensaio de mesa (isso não funciona com audiobook), o diretor discute os personagens conosco.

Só então entramos no estúdio .” – diz Joanna Pach-Żbikowska, que dublou Ciri na série The Witcher de Andrzej Sapkowski, dirigida por Janusz Kukuła, e também participou da famosa Trilogia Hussita do mesmo autor. Nos dramas de rádio, a música e os efeitos sonoros são uma atração adicional. Graças a eles, você pode experimentar o conteúdo da história ainda melhor.
Onde escutar audiobook o segredo
Por que gostamos de ouvir livros? A leitura em voz alta está, sem dúvida, associada à infância, quando a leitura noturna era um verdadeiro ritual. A atmosfera de proximidade e tranquilidade certamente estava codificada no cérebro de quem a experimentou. Então, talvez ouvir audiobook seja de certa forma um retorno ao tempo despreocupado em que você não precisava se concentrar nas letras, mas apenas absorver a história?

Curiosamente, ler e ouvir são experiências igualmente valiosas e em desenvolvimento. Pesquisadores da UC Berkely University, na Califórnia, conduziram um experimento que escaneou o cérebro durante as duas atividades. Eles mostraram atividade cerebral idêntica no ouvinte e no leitor. Além disso, graças aos audiobook, aprendemos a processar e assimilar melhor as informações do ouvido.